quinta-feira, 16 de setembro de 2010
A melhor censura
Estes dias recebi um daqueles e-mails de corrente que se alastram como praga na internet. O conteúdo deste, no entanto, me deixou mais indignado que de costume. Tratava-se de um pretenso abaixo assinado para conseguir a censura de um filme que sugere que Jesus teria uma certa, digamos, inclinação homossexual, o que, é óbvio, eu discordo. Contudo, como acho que não seja uma atribuição cristã calar a opinião dos outros (o próprio Jesus respeitava as crenças e descrenças de todos), vou dizer porque não assinei o tal abaixo assinado:
Não assinei, não por aprovação ao filme mas pelos seguintes motivos: não acho legal compactuar com qualquer tipo de censura, nem mesmo religiosa. Como bem disse o sarcástico Voltaire: "Não concordo com o que dizes, mas defendo até a morte o teu direito de dizê-lo".Todos tem o direito de emitir sua opinião, seja por meio de idéias, filmes ou livros. Nós vivemos em um país cristão, mas se a situação se invertesse e vivêssemos em um pais ateu, será que ficaríamos conformados se manifestassem censura às nossas crenças?
É óbvio que o filme, se é que vai passar mesmo, pretende fazer um sensacionalismo e uma polêmica só para arrecadar mais bilheteria, contudo, creio que as pessoas são inteligentes o suficiente para decidirem o que vão assistir ou não, de forma que a melhor censura é a da consciência das pessoas e não a imposta à nossa revelia. E, por ultimo, e o mais importante, Jesus é um herói para mim; um filme, qualquer que seja, não é capaz de representar este grande herói, mesmo os filmes mais bem intencionados. Assim sendo, não reconheço como a história de meu herói, ou uma imagem adequada dele, qualquer obra ficcional que seja, considerando-as assim mesmo, apenas uma obra de ficção. Não é o meu herói, Jesus, que é mostrado nos filmes, apenas um personagem de ficção. Um filme não passa disso, uma ficção banal. Quem quer de fato conhecer Jesus, precisa buscar as escrituras e a iluminação espiritual, e ainda assim vai encontrar limites para expressar o quão grandioso é este ser.
Assim fica minha posição. sou contra a censura, a favor do senso crítico de cada um na hora de decidir o que assistir, e a favor da verdadeira busca pelo conhecimento de Jesus Cristo. "E a vida eterna é esta, que conheçam a ti só como único Deus Verdadeiro e a Jesus Cristo a quem enviaste"(São João 17:3).
Basicamente, é isto.
Assinar:
Comentários (Atom)